Mobirise

VII DURATRAIL 
by Compressport

CIRCUITO NACIONAL DE TRAIL ATRP
PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
SETÚBAL
26/10/2019

Programa

Duratrail Logo
SEXTA (25/10/2019)SÁBADO (26/10/2019)
18:00 ‐ Abertura secretariado – levantamento de dorsais
23:00 ‐ Encerramento secretariado
07h30 ‐ Abertura secretariado – levantamento dorsais
08h30 – Controlo Zero: verificação do material
obrigatório.
08h50 – Briefing técnico.
09h00 ‐ Partida controlada (32 km) em ritmo de aquecimento
até ao km 1.3.
09.30 - Partida controlada (12km e 18km) em ritmo de aquecimento
até ao km 1.3.
11h30 - Entrega de troféus 12 km
12h00 - Entrega de troféus 18 km.
13h00 – Entrega dos troféus 32 km.
14h00 - Fim da caminhada.
15h00 ‐ Final das provas (tempo limite 6 horas).

Regulamento


1 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2 PROVAS E CAMINHADA
3 INSCRIÇÃO
4 CATEGORIAS ETÁRIAS E PRÉMIOS
5 INFORMAÇÃO ÚTIL
6 NOTAS FINAIS
--------------------------


1 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1 IDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS PROVAS DE TRAIL RUNNING: 18 anos para as provas de 32km e 18 km; 16 anos para a prova de 12 km. Os menores de 16 anos podem participar na caminhada, desde que acompanhados por adultos.

1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA. Os atletas e os caminhantes só poderão participar no evento se tiverem a inscrição regularizada. Os dados pessoais devem estar corretos e o pagamento deverá ter sido efetuado dentro dos prazos estipulados.

1.3 CONDIÇÃO FÍSICA. O DURATRAIL 32km percorre um trajeto de trilhos acidentados, com subidas e descidas bastantes inclinadas, exigindo dos atletas experiência prévia no trail, preparação física adequada e capacidade física e emocional para gerir o esforço e concluir a prova em segurança. O DURATRAIL 18km e 12 km são acessíveis a quem reúna as mínimas condições físicas e psicológicas inerentes ao tipo de atividade.

1.4 DORSAL / PEITORAL. Todos os atletas irão receber um dorsal/peitoral com um número de identificação e este deverá ser usado durante toda a prova. O dorsal deverá ser colocado em zona visível e mostrado aos elementos da organização sempre que tal for solicitado.

1.5 MATERIAL OBRIGATÓRIO. Para além do dorsal, os participantes terão que transportar o material obrigatório estipulado para cada distância. Este material será controlado antes da partida. 

1.6 APOIO EXTERNO. Os atletas só poderão receber apoio externo nos locais de abastecimento indicados pela organização. O não cumprimento desta regra pode implicar a desqualificação do atleta.

1.7 REGRAS DE CONDUTA. Comportamento inadequado, recurso a linguagem ofensiva, agressões verbais ou físicas serão alvo de advertência, desqualificação ou expulsão. O Trail é uma atividade para amantes da natureza. O atleta que deitar lixo para o chão ou violar as regras do Parque Natural da Arrábida será convidado a abandonar a prova e desqualificado da mesma.
-------------------------------------------


2 PROVAS E CAMINHADA

2.1 ORGANIZAÇÃO. O DURATRAIL é um evento de corrida e caminhada na natureza organizado pelo Outdoor Clube de Setúbal (OCS) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal (CMS). Relativamente a edições anteriores, o Ginásio ProAventuras passou de entidade organizadora a parceiro e patrocinador do OCS e do DURATRAIL.

2.2 OBJETIVO. O evento tem como propósito valorizar o Parque Natural da Arrábida, contribuir para a promoção da atividade física em Setúbal e para a afirmação da cidade e da região enquanto destino turístico e desportivo nacional e internacional.

2.3 ATIVIDADES. O evento conta com três provas de trail: 12km, 18km e 32km e uma caminhada. O DURATRAIL 32km faz parte do Circuito Nacional de Trail (Série 150) da Associação de Trail Running Portugal (ATRP).

2.4 CARACTERÍSTICAS DOS PERCURSOS. Trajetos compostos essencialmente por trilhos e estradões na serra. 

2.5 PASSAGEM EM LOCAIS COM TRÁFEGO RODOVIÁRIO. O percurso inicial decorre em zona urbana e os atletas serão orientados por membros da organização. Quando a prova decorrer em estrada, o atleta deverá encostar-se o máximo à berma e seguir em fila indiana. No atravessamento de vias abertas ao trânsito deverá redobrar a atenção. Em todas as circunstâncias o atleta deverá acatar as indicações dos controladores de prova e respeitar as regras de trânsito, sendo responsável pela sua segurança e pela segurança dos demais.

2.6 LOCAL. A partida, a chegada e o secretariado estarão localizados no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

2.7 METODOLOGIA DOS TEMPOS. A LAP2GO irá cronometrar os tempos das provas de trail através de chip. O controlo dos tempos será efetuado na partida, em pontos intermédios da prova e na chegada.

2.8 PONTOS DE CONTROLO. As provas de trail irão ter pontos intermédios de controlo para verificar o cumprimento do percurso.

2.9 SANÇÕES. Os atletas deverão cumprir a lei, este regulamento e ter uma conduta desportiva e ambiental adequada, sob pena de serem penalizados, desclassificados e terem que responder perante as autoridades, nomeadamente as do Parque Natural da Arrábida (PNA).

2.10 SANÇÕES DESPORTIVAS. Por cada item em falta do material obrigatório, o atleta terá uma penalização de 30 minutos. Se falhar um ponto de controlo, será desclassificado.

2.11 SANÇÕES AMBIENTAIS. As regras do PNA e o Código de Conduta nas Áreas Protegias (https://goo.gl/neq1Wf) estabelecem que é proibido: sair dos trilhos, colher plantas, deitar lixo e perturbar a fauna. O incumprimento implica a desclassificação e o abandono da prova.

2.12 RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO: prestar auxílio necessário aos participantes, em particular ao nível dos primeiros socorros, e garantir transporte até à meta ou ao hospital mais próximo em caso de incapacidade física para continuar a prova.

2.13 RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES. Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais ou morais aos próprios ou a terceiros. Os participantes são responsáveis pela leitura e cumprimento do presente regulamento e da lei.

2.14 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE. A organização e os seus colaboradores ficam isentos de qualquer responsabilidade descrita no ponto anterior. A organização declina qualquer responsabilidade em caso de acidente, negligência ou roubo de objetos ou valores de cada participante.

2.15 ABANDONO. O abandono das provas devem ser feitos exclusivamente nos Postos de Controlo. Em caso de acidente ou lesão, que impeçam o atleta de alcançar o Posto de Controlo, este deverá contactar o número de emergência constante no Dorsal, por forma a ativar a operação de salavmento.

2.16 ALTERAÇÕES/CANCELAMENTO. A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo, abastecimentos e barreiras horárias. Em caso de condições climatéricas adversas, ou por indicação da Proteção Civil, a partida poderá ser atrasada no máximo três horas, período após o qual a prova é cancelada. Durante a prova, por indicação da Proteção Civil, ou por razões de segurança, a organização reserva-se o direito alterar, ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso em nenhum dos casos. 

2.17 SEGURO DESPORTIVO. Todos os participantes estão cobertos por um seguro de prova / caminhada de acordo com o estabelecido no decreto lei nº10/2009, de 12 de janeiro.

2.18 INFORMAÇÃO SOBRE PROVAS E CAMINHADA

Duratrail by Compressport 32 km

DISTÂNCIADESNÍVELDIFICULDADEMATERIALLOCALABASTECIMENTOS
31.8km1400m +Trail Longo (TL)
Grau 2
Obrigatório
-Dorsal 32km
-Recipiente 500ml Água ou Copo
- Telemóvel
- Apito


Recomendado
-Corta Vento
-Manta Sobrevivência 
-Camel Bag ou Bidon (0,5l a 1l)
-Reserva Alimentar
-Perneiras (zona arbórea)
Parque Urbano de Albarquel, Setúbal5km - Líquidos
9km – Líquidos e Sólidos 
16.5Km – Líquidos 
24.5km – Líquidos e Sólidos
29km – Líquidos

Duratrail 18 km

DISTÂNCIADESNÍVELDIFICULDADEMATERIALLOCALABASTECIMENTOS
17.5km650m +Trail Curto (TC)
Grau 2
Obrigatório
- Dorsal 18 km
- Copo
- Apito
- Manta
Sobrevivência

Recomendado
- Camel Bag ou Bidon de 0,5l
a 1l de água
- Reserva Alimentar
- Perneiras (zona arbórea)
Parque Urbano de Albarquel, Setúbal5km - Líquidos
9km – Líquidos e Sólidos
15Km – Líquidos

Duratrail 12km

DISTÂNCIADESNÍVELDIFICULDADEMATERIALLOCALABASTECIMENTOS
12km400m +Mini Trail (TC)
Grau 1
Obrigatório
-Dorsal 12 km
-Copo  

Recomendado
-Camel Bag ou Bidon de 0,5l a 1l de água
-Reserva Alimentar
-Perneiras (zona arbórea)
Parque Urbano de Albarquel, Setúbal7km – Líquidos e Sólidos
10Km – Líquidos

Atenção!

RECIPIENTESTRÂNSITO
Cada atleta / caminhante terá de ter um recipiente (copo, cantil, bidon, etc.) para se abastecer de líquidos nos abastecimentos. Por razões ambientais, a organização não irá facultar qualquer tipo de recipiente.A prova irá cruzar e passar por algumas estradas nacionais e secundárias abertas à normal circulação de trânsito. Os participantes estão obrigados a respeitar as regras do trânsito e as indicações dos colaboradores técnicos destacados para o local.

3 INSCRIÇÃO

3.1 PROCESSO DE INSCRIÇÃO. As inscrições terão que ser efetuadas através do sítio web da LAP2GO (link disponível no tpo desta página) mediante o preenchimento dos dados solicitados e do respetivo pagamento (de acordo com os métodos indicados pela LAP2GO).

3.2 CONFIRMAÇÃO. Após a inscrição e o pagamento, o participante ou o clube irão receber um mail de confirmação.

3.3 RECLAMAÇÕES / DÚVIDAS. Relativamente à inscrição, todas as dúvidas ou reclamações deverão ser enviadas para duratrail@gmail.com

3.4 VALORES E PERÍODOS DA INSCRIÇÃO.
32 Km | inclui t-shirt Compressport, medal de finisher, refeição final, abastecimentos.
18 Km | inclui t-shirt Compressport, medalha de finisher, refeição final, abastecimentos.
12 Km | inclui t-shirt técnica, medalha de finisher, refeição final, abastecimentos.
Caminhada 13 Km | inclui t-shirt técnica, medalha de finisher, refeição final, abastecimentos.


3.5 CONDIÇÕES DE DEVOLUÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO (em caso de lesão, mediante apresentação de comprovativo médico)
Até 31 de agosto - 75%
Até 15 de setembro - 50%
Até 30 de Setembro - 25%
A partir de 1 de outubro - 0%

3.6 A INSCRIÇÃO INCLUI:
• Dorsal (levantar no secretariado);
• Abastecimentos;
• Almoço volante;
• Saco;
• Medalha de finalista (trail);
• Seguro de responsabilidade civil;
• Seguro de acidentes pessoal;
• Banhos;
• Massagens (mediante disponibilidade);
• Transporte para a meta (em caso de desistência);
• Assistência médica e socorro nos locais devidamente assinalados;
• Outros brindes que a organização possa angariar e anuncie oportunamente.
 ------------------------------------------------
 

4 ESCALÕES ETÁRIOS E PRÉMIOS

4.1 CLASSIFICAÇÃO POR ESCALÕES ETÁRIOS/SEXO. A classificação das provas de trail será organizada por equipas, por sexo e por escalões etários conforme a metodologia referida no quadro abaixo.

Classificação por EquipasClassificação Geral FemininaClassificação Geral MasculinaClassificação Feminina por EscalõesClassificação Masculina por Escalões
F Sub-23
F Seniores
F 40
F45
F50
F55
F60
M Sub-23
M Seniores
M 40
M 45
M 50
M 55
M 60

4.2 ATRIBUIÇÃO DE TROFÉUS/ PRÉMIOS. Nas provas de trail, serão atribuídos troféus ou prémios aos três primeiros classificados de todas as classificações acima referidas.

4.3 DIVULGAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES. As classificações serão divulgadas neste site e na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/duratrail).

4.4 HORÁRIO DA CERIMÓNIA. Os troféus serão entregues às11:30 para o DURATRAIL 12KM, às 12 horas para o DURATRAIL 18KM e às 13 horas para o DURATRAIL 32KM. 
--------------------------------------


5 INFORMAÇÃO ÚTIL

5.1 COMO CHEGAR? Ver mapa no final da página ou seguir indicações abaixo.

Via Autoestrada (saída Setúbal)Via Nacional 10 (Azeitão)Via Nacional 2 (Alcácer do Sal /Águas de Moura
Rotunda Alegro - seguir em frente

Rotunda2 - seguir em frente

Rotunda3 - seguir em frente

Rotunda4 - seguir em frente

Descer em direção ao Rio Sado

No final da descida / no cruzamento virar à direita,

Passar viaduto

Atravessar toda a Av. Luísa Todi até final

Seguir em direção às praias

Virar à esquerda na placa “Parque Urbano de Albarquel”

Estacionar
Chegados a Setúbal, passar rotunda e seguir em frente na direção praias

Nos vários semáforos seguir sempre em frente até à Avenida Luísa Todi

Chegados à Avenida, virar à direita

Seguir sempre frente até ao final da Avenida

Seguir em direção às praias

Virar à esquerda na placa “Parque Urbano de Albarquel”

Estacionar
Chegados a setúbal, rotunda, grande (Media Markt à direita), seguir em frente

 Rotunda 2, virar à esquerda (3ª saída)

Rotunda3 - seguir em frente

Rotunda4 - seguir em frente

Descer em direção ao Rio Sado
No final da descida / no cruzamento virar à direita,

Passar viaduto

Atravessar toda a Av. Luísa Todi até ao final

Seguir em direção às praias

Virar à esquerda na placa “Parque Urbano de Albarquel”

Estacionar


--------------------------

5 NOTAS FINAIS

Atenção!

ALTERAÇÕES
O presente regulamento e as atividades poderão sofrer alterações, as quais serão ser devidamente comunicadas através de email, neste site ou na página do DURATRAIL no Facebook.

PARTILHA ESTA PÁGINA

Telef: +351 917 252 193
E-mail: duratrail@gmail.com

Patrocínios | Apoios | Parcerias